quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Expedição Amazonas

                                            Destino Amazonas

                               

Jef Martins e Ana Luiza




Diário de Viagem

Domingo,

Nossa aventura começa às 7:00 horas da manhã de um domingo de céu nublado. Chegamos ao aeroporto de Congonhas com cara de sono e gosto de café na boca e a partir daí embarcamos rumo a uma verdadeira aventura. Nosso destino? Amazonas!

Já no aeroporto Eduardo Gomes em Manaus, fomos recepcionados por um calor desconcertante para dois paulistanos ... mas logo nos acostumamos e fomos confortados com um largo sorriso de nosso guia, Edmilton da Shalon Tour, a caminho do hotel ele foi contando sua história de vida .... Pronto! de guia passou a amigo em instantes!!


Segunda Feira,

Na Segunda de manhã, saímos para nossa primeira aventura, do Píer do Hotel Tropical, em Ponta Negra, Manaus, as margens do Rio Negro. Na lancha rápida, a bordo o piloto Julio César, Edmilton Pinheiro (gerente operacional da Shalom Tour), nos receberam. Ana Luiza e eu, Jef Martins, tínhamos uma missão: trabalharmos por 1 semana como repórteres do Destino Brasil.

Fomos em direção à Lagoa do Jaraqui. Saindo de Manaus pelo Rio Negro, a comunidade de Jaraqui fica próximo ao maior arquipélago de água doce do Mundo, Anavilhanas.

A viagem foi ótima, com muitas histórias e uma experiência inesquecível pelas águas do Rio Negro, que forma a Bacia do Rio Amazonas, o maior rio de água doce do mundo.

Já em Jaraqui, observamos o Rio Negro em baixa, estamos em pleno "Inverno Amazonense". Período característico pelo baixo volume de tempestades tropicais. "Na seca, um dos fortes atrativos são as "prainhas", de onde conseguimos ver a dimensão do rio Negro.... Dá muito tucunaré na ponta da prainha" aponta Edmilton Pinheiro.

Quando desembarcamos da lancha, logo conhecemos o Sr. Antonio, mateiro experiente com quem percorremos uma Trilha – desbravando belezas da mata primária (aquela nunca tocada pelo Homem) por aproximadamente 1 hora mata a dentro, vivenciando a experiência única de ser um guerreiro, um verdadeiro amazonas.

Por meio do Sr. Antonio, tivemos acesso a alguns conhecimentos caboclos e regionais, como: O Cipó de água, com o auxílio de um facão, corta-se este cipó que fornece uma água geladinha e limpa, estávamos mesmo com sede... ervas medicinais que previnem a picada do mosquito que transmite febre amarela e como fazer utensílios utilizando folhas, uma excelente alternativa sustentável para quem está na mata e precisa se alimentar.

Agora o calor torna-se delicioso, transmite uma energia maravilhosa e nos faz sentirmos bem e livres, em meio a maior floresta tropical do mundo.

Exploramos os principais pontos turísticos de Jaraqui, como cachoeiras, árvores centenárias, acampamento rústico dentro da floresta. Esse passeio proporciona a ótima sensação de vivenciar a liberdade, encantando-se com as maravilhas da vida e da natureza. Além disso, a viagem inteira é repleta de uma boa conversa e navegar rio acima permite apreciar lugares que fazem da Amazonas uma vitrine de belezas naturais.A sensação proporcionada em Jaraqui é única e especial. A vontade foi voltar mais vezes, pois tudo nos encantou:

              Os caminhos e cheiros da floresta
              O cantar dos pássaros
              As diferentes formas de vida
              Os ensinamentos de um mateiro sábio

Para Edmilton, é difícil eleger um lugar especial e de sua preferência no Amazonas: "é difícil eleger um local que eu gosto mais.... Na verdade eu gosto da liberdade que eles me proporcionam".

Se você vier a Manaus, venha fazer um Ecoturismo na região de Jaraqui e depois que tal almoçar e se hospedar na Pousada Jacaré? Não pense duas vezes, vá de Shalom Tour. Lembre-se também que o Destino Brasil tem sempre os melhores destinos para você curtir e viajar.

Já na Pousada Jacaré, localizada na Comunidade São Thomé, apreciamos o que há de melhor da comida amazonense, um restaurante fantástico as margens da floresta tropical.

A Dona Nair (esposa do Sr. Jacaré) preparou um banquete e tanto para nós! Para se ter ideia tinha feijão tropeiro, farinha amazonense, salada de legumes, batata, peixes como o Tambaqui, Pirarucu e Jaraqui. Há um ditado popular no amazonas que diz assim: “Quem como o [peixe] Jaraqui, nunca mais sai daqui”. Saímos de São Thomé, muito agraciados por suas belezas naturais e pela comida típica amazonense.

Seguimos viagem rio acima, fomos em direção ao Lago de Acajatuba, para visitar o Recanto dos Botos mantido pela Família do Sr. Ambrósio e da Dona Silvana. Mas a ideia de estruturar o Recanto dos Botos partiu mesmo de um dos filhos do casal, Eric, que desde menino quando pescava, apreciava os Botos. Certo dia, Eric começou a fazer amizade com os animais e depois de certo tempo, conseguiu criar o Recanto dos Botos, que hoje conta com apoio científico e é credenciado e regulado pelo IBAMA.

Uma experiência inesquecível, diz ai Ana Luiza!
O Garoto Eric é muito receptivo e nos deu uma grande lição: "Cuidar da natureza e dos animais, como se fossem nossos irmãos. Ter a oportunidade de fazer carinho no Boto Cor de Rosa foi uma experiência inesquecível, certamente contarei para meus filhos".

A sensação que tivemos nesse primeiro dia de Destino Brasil em Manaus é que não há nada melhor do que desbravar o Rio Negro a bordo de lancha rápida. Aqui em Manaus, ninguém precisa ter carro conversível... basta navegar de lancha pelas imensidões dos rios Negro e Solimões. 

Manaus é o seu Melhor Destino Brasil para as férias nos meses de junho e julho, tempo em que os Rios estão em "cheia". Venha para cá. Saia do Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste e venha desbravar as belezas que a região Norte guarda especialmente para você. Diretamente do coração da floresta amazônica, conhecida como a Paris dos Trópicos, Manaus te proporcionará os melhores dias de férias da sua vida. E Pensou em conhecer os locais turísticos por vias terrestres e fluviais, pensou em Shalom Tour, a melhor empresa de turismo da região de Manaus e sem dúvida grande Parceira do Destino Brasil e do Jornalista Jorge Neto.
Píer do Hotel  Resort Tropical, em Ponta Negra, Manaus

Na lancha rápida, a bordo o piloto Julio César


"Mateiro" Sr.Antônio,Jef e  Edmilton, Guia da Shalom Tour
Ana Luiza ,em Plena Selva Amazônica !!
Sr. Antonio, mateiro .
Ecoturismo na região de Jaraqui.
Cachoeira de Juaraqui.
Pousada Jacaré, localizada na Comunidade São Thomé
 Lago de Acajatuba,  Recanto dos Botos mantido pela Família do Sr. Ambrósio e da Dona Silvana
Boto Cor de Rosa foi uma experiência inesquecível, certamente contarei para meus filhos".
Tartaruga Amazonensse

  
Terça Feira,

Sobrevivência Indígena

Visita a tribo Indígena Tucano- Dessana (civilizada).
Novamente, saímos do Píer do Hotel Tropical, pela manhã. Rio Negro a cima, cerca de 15 minutos de lancha rápida chegamos numa praia de água doce, nas proximidades da Tribo Tucano Dessana.
Desembarcamos na praia e caminhamos até a tribo, uma comunidade indígena que mesmo “urbanizada”, ainda conservam rituais e costumes de suas origens indígenas.
O Grande Atrativo que só é oferecido pela Shalom Tour em parceria com a Tribo Tucano-Dessana, fato este acompanhado pela equipe do Destino Brasil, é a sobrevivência indígena, onde os visitantes podem aprender um pouco mais sobre os hábitos culturais indígenas. Na trilha, há um acampamento, onde se é possível realizar uma experiência noturna de sobrevivência na mata.

“Já não sigo calendário, nem relógio, sinto-me livre “!!!

Na frente da Oca da Tribo, está o imenso Rio Negro, nós pudemos observar a dimensão do Rio, que agora em época de seca, está pelo menos 15 metros abaixo do seu nível de cheia.

Saindo de lá, fomos em direção a Januari, pelo Rio Negro, ponto de parada para quem está a caminho do Encontro das Águas. Lá, almoçamos no Restaurante Valdeci do Sr. Dió e pudemos ver as Vitórias Régias na Lagoa do Januari, um espetáculo de arte a céu aberto, cercado de muito canto dos pássaros. Para chegar até a lagoa do Januari, pertencente ao Parque Estadual do Januari, é necessário realizar uma caminhada por trilha, com duração de aproximadamente 15 minutos.

Restaurante Valdeci – Sr. Dió

As margens do Rio Negro, o Restaurante Valdeci, que é flutuante, é uma ótima opção para almoçar quando estiver a caminho do Encontro das Águas. Lá você também poderá fazer compras de artesanatos regionais, como o incrível jacaré de madeira articulado, camisetas bordadas, gravuras, chaveiros e outras lembranças.

Encontro das Águas
Magnífico: sentir a água fresca do Rio Solimões e a água quente do Rio Negro é sem dúvida uma experiência única e inesquecível. Um lindo lugar para realizar um pedido, refletir sobre a vida e apreciar as maravilhas de um país tão grandioso e belo como o Brasil. São mais de 6km de encontro entre os rios, sem dúvida, um espetáculo natural que forma o maior rio de água doce do mundo, o Amazonas. Navegando o Rio Amazonas se é possível chegar a Belém do Pará.



              Rio Negro e SolimÕes


Francis, índio da tribo Indígena Tucano- Dessana
Edmilton da Shalom Tour sempre acompanhando nossos destinos na Amazônia
Oca da Tribo Indígena Tucano- Dessana
Restaurante Flutuante
São mais de 6km de encontro entre os rios, sem dúvida, um espetáculo natural que forma o maior rio de água doce do mundo, o Amazonas. Navegando o Rio Amazonas é possível chegar a Belém do Pará.
Artesanato da Tribo Indígena Tucano- Dessana
Restaurante Valdeci – Sr. Dió
Tribo Indígena Tucano- Dessana
Vitória Régia no Lago do Janauari






Quarta Feira,

Shopping Manauara (28/11/2012)

Devido a chuva intermitente que caia sobre Manaus, resolvemos conhecer um pouco mais da vida da população de Manaus  e para isso visitamos o Shopping Manauara  Um espetáculo de Shopping, possui um bosque que possui figueiras e árvores de Buriti, além de muito verde e mesas e cadeiras para realizar uma refeição ou ler uma revista ou jornal. No Shopping Manauara  você encontra as principais lojas encontradas nas grandes capitais, além de lojas de chocolates com frutos típicos amazonenses, como o cupuaçu, que são de dar água na Boca.
Chocolates com frutos típicos amazonenses, como o cupuaçu, que são de dar água na Boca.

Shopping Manauara





Quinta Feira, 
Presidente Figueiredo/AM


A cerca de 100 km de Manaus/AM, por via terrestre, pudemos conhecer os encantos e exuberância das cachoeiras amazonenses, como a Cachoeira do Santuário. Um espetáculo em meio a floresta. De águas frescas, diferentemente das cachoeiras do Sudeste que costumam ter uma água bem gelada, as cachoeiras amazonenses possuem uma água refrescante. Difícil mesmo é conseguir sair da cachoeira, que é simplesmente incrível.
Na volta, antes de pegarmos estrada, pudemos apreciar a Corredeira de Urubuí por onde se pode realizar Boia Cross, tirolesa e outras atividades, além de uma prainha muito bonita. Mas se você estiver por lá, não pode deixar de experimentar a Costela de Tambaqui e o Creme de Cupuaçu, do restaurante e churrascaria Paulistana. O Atendimento é maravilhoso, são altamente receptivos.
Costela de Tambaqui e o Creme de Cupuaçu, do restaurante e churrascaria Paulistana

Cachoeira do Santuário
 As cachoeiras amazonenses possuem uma água refrescante. Difícil mesmo é conseguir sair da cachoeira, que é simplesmente incrível
Refúgio Particular do Patrimônio Natural do Santuário
Presidente Figueiredo/AM
Restaurante e churrascaria Paulistana
 Corredeira de Urubuí
Conhecendo os encantos e exuberância das cachoeiras amazonenses


Bruno, proprietário do Restaurante e Churrascaria Paulistana (Presidente Figueiredo/Amazonas), nos recepcionando e preparando um almoço especial.
experimentar a Costela de Tambaqui e o Creme de Cupuaçu é tudo de bom !!


Sexta Feira,

CityTour

Pudemos conhecer o Teatro Amazonas, muito rico e lindo, construído nos alicerces da riqueza dos Tempos da Borracha. Aproveitando uma retrospectiva ao ciclo da Borracha, visitamos também o maravilhoso Centro Cultural Palácio Rio Negro, que por anos fora sede do Governo Estadual do Amazonas. Atualmente é palco de exposições, shows musicais e peças de teatro.

Não deixe de visitar a Igreja São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas; criada em 1888, possui uma cúpula maravilhosa e itens de decoração européia, sendo um marco do período de riqueza na cidade. Na praça São Sebastião também é possível apreciar o Monumento Comemorativo a Abertura dos Portos.

O mercado de peixe possui um fluxo intenso de compradores e, além disso, uma grande variedade de peixes como o tucunaré, pirarucu, tambaqui, jaraqui, entre tantos outros, como a exótica piranha.
Próximo ao mercado de peixes está localizado o Porto de Manaus, que de sexta feira tem um transito intenso de pessoas e embarcações, porque são dias em que há saída de barcos regionais, intermunicipais e interestaduais do porto, o que gera uma grande movimentação entre passageiros, compradores, comerciantes, carregadores de produtos e turistas. Porto este projetado e construído pelos ingleses, de uma engenharia interessante, o porto oscila com a descida e subida das águas do Rio Negro.

Teatro Amazonas
Monumento Comemorativo a Abertura dos Portos.
Amazon Bus da prefeitura de Manaus
Artesanato local
Casarão do Barão da Borracha / Manaus /AM
Igreja de São Sebastião
Mercado de Frutas de Manaus
Mercado de Peixe de Manaus
Porto de Manaus

Teatro Amazonas, muito rico e lindo, construído nos alicerces da riqueza dos Tempos da Borracha.


Sábado,

Depois de um maravilhoso café da manhã, no Hotel Resort Tropical, me despeço dos animais do zôo e me preparo para voltar a São Paulo, enquanto me despeço de todos, penso...Manaus é surpreendente! Uma obra prima de Deus, natureza exuberante, que nos fornece tudo em abundância ... mas a verdadeira sensação que levarei comigo vai muito além da questão da biodiversidade, é uma sensação de ser verdadeiramente "acolhido" por um povo simples, hospitaleiro e gentil que vive todos os dias a experiência do BEM RECEBER São sensações, emoções, perfumes e sabores...é tudo isso que faz de Manaus um destino imperdível.


Jef e Edmilton da Shalom Tour
Hotel Resort Tropical Manaus
 Zoo do hotel Resort Tropical Manaus
Tropical Manaus
 Zoo do Tropical Manaus




O brasileiro precisa descobrir Manaus!!

Mal posso esperar pela minha próxima aventura no Destino Brasil, abraços!!!





Nossos verdadeiros agradecimentos:
Edmilton Pinheiro (Gerente Operacional da Shalom Tour)
Júlio Cézar (piloto da lancha)
Marco (piloto da lancha)
Sr. Antonio (Mateiro) – Lagoa do Jaraqui
Sr. Ambrósio, Dona Silvana, garoto Eric (Recanto dos Botos) – Próximo de Anavilhanas e ao município de Iranduba.
Sr. Jacaré, Júnior e Dona Nair (Pousada e Restaurante do Jacaré) – Comunidade São Thomé
Francis (Gui, nome indígena – Índio da tribo dessana tucano que nos recebeu)
Cacique Raimundo (Tribo Tucano Dessana)
Sr. Dió -  Restaurante do Valdeci – Próximo ao Lago do Januari (onde ficam as plantas Vitória Régia)
Bruno – Restaurante e Churrascaria Paulistana (Presidente Figueiredo/Amazonas)

Curiosidades!! Você sabia?? (Extraído de cartões postais locais)
Vitória Régia é uma planta aquática típica da região amazônica. Podem chegar a 2,5 metros de diâmetro. E suas folhas conseguem suportar o peso de uma criança pequena sem afundar na água.
Pirarucu é o maior peixe de água doce do planeta. Pode atingir até 3 metros e pesar até 300 quilos. Ponte Rio Negro – a maior ponte estaiada do Brasil, com 3.595 metros de extensão liga Manaus aos municípios de Iranduba e Manacupuru.
Encontro das águas – fenômeno natural provocado pela confluência das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões. Por uma extensão de aproximadamente 7 km, as águas dos rios correm lado a lado sem se misturar.
Teatro Amazonas – Em estilo neoclássico e com influências do fim do século XIX, o Teatro Amazonas (Amazonas Opera House) foi projetado pelo Liceu de Engenharia de Lisboa em 1883.

Reportagem:
Jef Martins e Ana Luiza Dias
Rua Canamari,19-Cidade Nova/Manaus-AM
Skype:edmiltonshalom
www.shalomexpeditions.com










3 comentários:

  1. Certamente um dos Melhores Destino Brasil já divulgados pelo grande amigo e jornalista Jorge Neto.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pessoal, estamos sempre a espera de um aventureiro da Destino Brasil que queira conhecer mais um pouca da amazônia como Jef E Ana Luiza.
    Abraços e esperamos vocês novemente aqui na SHALOMTOUR.

    Edmilton

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o passeio de vcs, a página na web tá ótima, parabéns! E obrigada por vir conhecer minha terra, o Amazonas e seus pontos turísticos repletos de beleza natural e artificial. Abraço, Elielza

    ResponderExcluir